ALL-ECOM

 

O comércio, um dos setores mais dinâmicos da União Europeia, proporciona benefícios econômicos e socioeconómicos consideráveis aos cidadãos europeus. No início da década (2010), números do Eurostat mostram que gerou um volume de negócios de mais de 7.8 triliões de euros significativamente mais do que muitos outros setores, incluindo a indústria; foi responsável por pouco mais de 5 milhões e meio de empresas consideravelmente mais do que a segunda maior do setor, a construção; proporcionou emprego a aproximadamente 29 milhões de pessoas, cerca de 13% da força de trabalho total da Europa; e é o segundo maior empregador, depois da indústria.

O ecossistema do setor do comércio está a atravessar um período de grande transformação, impulsionado principalmente pela rápida expansão das novas tecnologias e da economia digital. O e-commerce aumenta todos os dias, oferecendo às empresas novas possibilidades, de muitas e diferentes formas e mudou radicalmente o comportamento e as expetativas do consumidor, uma vez que cada vez mais usam dispositivos móveis para fazer compras. Para os comerciantes, o e-commerce oferece novas formas de interagir com os clientes e de os servir através de diferentes canais e plataformas.

O comércio eletrónico ou o e-commerce refere-se a um tipo de modelo de negócio que permite a uma empresa do setor do comércio retalhista e grossista realizar negócios através da Internet. O projeto ALL-ECOM incide sobre uma categoria de e-commerce que atua no segmento de mercado do chamado “business to consumer” (B2C). O modelo B2C centra-se numa relação comercial entre uma empresa e um consumidor através de um site de e-commerce. O projeto ALL-ECOM focar-se-á principalmente nesta categoria, uma vez que tem como objetivo aumentar o nível de informação e compreensão sobre todas as possibilidades que o comércio eletrónico pode trazer para o setor do comércio nos diferentes países participantes.

A visão do projeto ALL-ECOM é a de que o comércio atual é, acima de tudo, um comércio conectado; um comércio, onde a relação dinâmica entre a presença na internet, o espaço físico da loja, a participação em redes sociais e o uso das comunicações móveis existe de forma combinada, estabelecendo-se, cada vez mais, relações de cumplicidade entre estas diferentes componentes, tornando a experiência de compra um processo multifacetado onde a interação tecnológica está cada vez mais presente, mas não em oposição ou como uma alternativa única às tradicionais compras "offline".

Este novo paradigma exige dos operadores do setor do comércio, entre outras mudanças-chave, uma maior atenção aos diferentes tipos de trabalhos, profissões, aptidões e competências, tanto dos trabalhadores como dos empregadores, que necessitam de ter as competências necessárias para melhorar o desempenho dos negócios num mundo impulsionado pela tecnologia.

No entanto, estudos mostram que a entrada em massa de competências digitais neste setor não coincide com o tipo de aptidões e competências dos seus atores. Este descompasso entre as aptidões e competências necessárias hoje (e no futuro) e aquelas disponíveis no mercado precisa de ser abordado pelos sistemas de educação e formação profissional e de qualificação a nível nacional, mas - numa economia global - também a nível europeu, permitindo uma clara melhoria das qualificações dos recursos humanos do setor do comércio em e-commerce e em novas tecnologias aplicadas ao negócio.

É aqui que o projeto ALL-ECOM surge como uma "Aliança de Competências Setorial tendo por objetivo definir referenciais europeus em matéria de qualificações e competências em e-commerce" em 3 países europeus: Áustria, Espanha e Portugal.
Se acha que pode desempenhar um papel relevante nesta matéria ou se considera ser um dos stakeholders nesta área, não hesite em entrar em contacto com um dos parceiros.

Para mais informações sobre o projeto, faça o download da brochura do projeto em qualquer um dos idiomas disponíveis: